Bauru contratará serviço de imagens de satélite para avaliar o Rio Batalha

VINICIUS LOUSADA - Jornal da Cidade - 22/01/2016 - 13:56:51

Em encontro que reuniu órgãos da Prefeitura de Bauru, do Estado e privados para discutir estratégias de recuperação do rio Batalha em função das fortes chuvas da semana passada, foi definido que a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) contratará comparativo de imagens de satélite que apontarão a situação do manancial antes e depois dos estragados. A partir do levantamento, será possível elaborar um plano de ação focado nas áreas atingidas.

Como noticiado pelo JC, o relatório fotográfico produzido pelo prefeito Rodrigo Agostinho (PMDB) após sobrevoo apontou que os danos são maiores do que inicialmente imaginava-se. São muitos os processos erosivos, que colocam em risco a fonte de abastecimento de mais de 140 mil pessoas, sem falar nos prejuízos ambientais.

Na reunião de ontem, de imediato ficou acordado que a Defesa Agropecuária realizará vistorias nas áreas rurais com erosões, na tentativa de trabalhar junto aos proprietários na recuperação desses pontos.

A Polícia Ambiental fará vistorias em regiões classificadas como Áreas de Proteção Permanente (APP) ao longo do Batalha. Além disso, concentrará atenção nas construções atingidas pelas chuvas e que possam trazer mais riscos em caso de novas precipitações do mesmo porte.

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) vai auxiliar no processo de replantio da mata ciliar e tentará fechar acordo para garantir a manutenção das mudas por dois anos.

ROMPIMENTOS

Já os técnicos da Secretaria de Obras, junto à Defesa Civil, farão vistorias nos represamentos de água que se formaram abaixo da Estação de Tratamento de Água (ETA) para verificar a necessidade de execução de drenos para liberar o líquido e, aos poucos, evitar possíveis novos rompimentos.

O Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee), do Estado de São Paulo, levantará as licenças das lagoas de peixe que estouraram.

A Secretaria Municipal de Agricultura (Sagra), por sua vez, vai verificar a necessidade de reparos nas caixas de contenção de água das estradas rurais na região do Rio Batalha.

COMPENSAÇÃO

A Cetesb se comprometeu a direcionar os plantios dos Termos de Compromisso de Recuperação de obras do DAE para a bacia do manancial, com previsão de recuperação de 100 hectares.

A Asten também se colocou à disposição para caso seja necessário retirar a areia acumulada do Rio Batalha.

Região?

O prefeito Rodrigo Agostinho (PMDB) participou da reunião e se comprometeu a buscar parcerias com os municípios de Agudos e Piratininga em projetos para a recuperação da bacia. Representantes das duas cidades foram chamados para o encontro, mas não compareceram.

Vale lembrar que Bauru decretou situação de emergência nas áreas afetadas pelas chuvas da semana passada. Rodrigo pretende receber ajuda, inclusive financeira, do Estado e da União e admite que a administração municipal não dispõe de toda a estrutura necessária para recuperar o rio.
mais notícias
logo

Contato

Gabriel Guimarães Motta
CEO

Celular: 14-99701-9273
Email: fprobatalha@gmail.com

topo