Agência de Águas vem a Bauru e avalia recuperação do Batalha

- 18/12/2015 - 15:32:15

A Prefeitura Municipal, através das secretarias de Agricultura (Sagra) e Meio Ambiente (Semma), realizou reunião ontem com a representante da Agência Nacional de Águas (ANA), Vera Maria Costa do Nascimento. Ela veio para apresentar detalhes e autorizar o andamento do projeto de Implementação de Medidas de Conservação do Solo, Isolamento e Recomposição Florestal das Áreas de Preservação Permanente do Rio Batalha.

Bauru foi contemplada recentemente com R$ 700 mil, através de convênio de repasse com a Agência Nacional de Águas, para aplicar na recuperação das Áreas de Preservação Permanente (APP), adequação de estradas rurais, controle de erosões e o reflorestamento de 40 hectares na sub-bacia de contribuição do Rio Batalha, que abrange uma área aproximada de 1.000 hectares.

Participaram da reunião o prefeito Rodrigo Agostinho, o chefe de Gabinete, Arnaldo Ribeiro, o secretário da Agricultura, Chico Maia, a secretária do Meio Ambiente, Lazara Gazzetta, o secretário de Obras em exercício, Etelvino Zacharias, a coordenadora de convênios da prefeitura, Silvia de Deus, e técnicos do Departamento de Água e Esgoto (DAE).

Vera Costa Nascimento explicou que, atualmente, existem 30 projetos em andamento no Brasil semelhantes ao de Bauru e que fazem parte do programa "Produtor de Água", do governo federal. Vera é um dos cinco técnicos da ANA responsáveis pelo acompanhamento dos projetos. "Fizemos uma vistoria técnica de campo e constatamos que, aqui em Bauru, as áreas foram muito bem escolhidas, onde serão necessárias as adequações para instalar as intervenções de conservação de água e solo", enfatizou.

A Secretária da Semma, Lazara Gazzetta, destaca a importância de se poder contar com um representante de uma autarquia federal na coordenação e execução das ações em Bauru. "Isso, além de dar um respaldo para o nosso trabalho, facilita na hora da prestação de contas, especialmente no caso dos recursos para este projeto, que vêm a fundo perdido".

MAIS ADESÃO

Para o titular da Sagra, Chico Maia, é importante aproveitar a presença da técnica da ANA para reforçar a necessidade de adesão ao projeto de organizações da sociedade civil, área ambiental, universidades, instituições de pesquisas e empresas privadas, incluindo os veículos de comunicação. "É muito importante para nós que a ANA veio conhecer in loco as áreas onde os recursos serão empenhados", salientou Maia.

Os recursos para a execução do projeto já estão empenhados e a assinatura de contrato será efetuada ainda este ano, segundo a coordenadora de convênios da Prefeitura, Silvia de Deus.
mais notícias
logo

Contato

Gabriel Guimarães Motta
CEO

Celular: 14-99701-9273
Email: fprobatalha@gmail.com

topo