Mobilização popular foi fundamental para o Brasil definir metas

- 06/12/2009 - 06:07:35

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, participou da mobilização --Tô no Clima--, neste domingo (6/12), no Parque Ibirapuera, em São Paulo. O evento reúne milhares de pessoas para pressionar líderes mundiais para que não seja adiado o compromisso de firmar o acordo climático mundial, que define metas justas de redução de emissões de gases de efeito estufa, durante a Conferência do Clima (COP-15), que começa no dia 7 de dezembro, em Copenhague, na Dinamarca.

Em seu discurso, Minc elogiou a campanha Tic Tac e ressaltou que é importante a população continuar se mobilizando contra o aquecimento global, inclusive --fazendo sua parte-- nas ações do cotidiano, como a coleta seletiva de lixo.

Para o ministro, a mobilização popular foi fundamental para o Brasil definir as metas voluntárias de redução de emissões, que serão apresentadas na COP-15. --O Brasil assumiu metas fortes. Isso foi graças a mobilização da população, cientista e ambientalistas--, destacou.

Ele ainda elogiou o estado de São Paulo e o município do Rio de Janeiro pela elaboração de seus planos de redução de emissão.

Minc contou --três notícias boas-- aos participantes do evento Tô no Clima, que acontece às vésperas da COP-15. A primeira novidade foi o Programa de Certificação de Produção Responsável na Cadeia Bovina, que será lançado nesta segunda-feira (07/12), em São Paulo. O programa faz parte de um acordo entre o Ministério do Meio Ambiente e a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) para garantir que a carne distribuída aos consumidores brasileiros tenham origem em fazendas compromissadas com o fim do desmatamento.

A segunda notícia é que foram aprovados os primeiros projetos do Fundo Amazônia, na última sexta-feira. Como a terceira novidade, ele anunciou que o presidente Lula vai sancionar esta semana o Fundo Nacional sobre Mudança do Clima, que vai alavancar recurso para ser usado em ações de combate aos efeitos das mudanças climáticas. Minc ainda salientou o pioneirismo desse fundo, que é o primeiro no mundo a utilizar dinheiro do petróleo para a mitigação e adaptação às mudanças climáticas, principalmente no nordeste, que será uma das áreas mais afetadas pelo aquecimento global.

A campanha Tic Tac é organizada por organizações não governamentais de todo o mundo e recebe apoio de governantes, modelos, atores, cantores, atletas. Durante todo o domingo são apresentados vídeos de lideranças globais e depoimentos de pessoas que vivem em áreas vulneráveis aos efeitos do aquecimento global falando sobre a importância da reunião em Copenhague. Também acontecem apresentações de música e teatro.

De 7 a 18 de dezembro, a atenção do mundo estará voltada para Copenhague, na Dinamarca, onde líderes mundiais vão discutir a segunda fase do protocolo de Kyoto. O Brasil vai apresentar na reunião suas ações de mitigação às mudanças climáticas, como o menor desmatamento registrado nos últimos 21 anos, e a meta voluntária de reduzir em até 39% a emissão de gases de efeito estufa até 2020.
mais notícias
logo

Contato

Gabriel Guimarães Motta
CEO

Celular: 14-99701-9273
Email: fprobatalha@gmail.com

topo