Criança Ecológica chega ao município de Bauru

- 17/07/2009 - 14:11:34

Primeiro espaço do Floresta Legal foi inaugurado com a presença do secretário Xico Graziano
As crianças ficaram encantadas com a turma do Criança Ecológica. De uma maneira diferente, pedagógica e divertida, crianças de 8 a 10 anos, poderão participar de atividades educativas ambientais na cidade de Bauru, interior do Estado, onde foi inaugurada a primeira unidade do Floresta Legal, na Estação Experimental do município.

Frida Flor que luta pela preservação das florestas, Bob Água que cuida da limpeza dos rios, Fred Fauno que é amigo dos animais, Max Limpo que detesta sujeira e poluição e Nika Valente que está de olho no futuro, chamaram a atenção das crianças, motivando-as para aprender sobre a importância de cuidar do meio ambiente. Está é a turma Criança Ecológica, entrando nas escolas e lares paulistas, convidando as crianças de 8 a 10 anos, alunos do Ensino Fundamental I, a participarem da luta pela preservação ambiental.

O secretário estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, presente na inauguração, em 16.07, do primeiro espaço do projeto no interior, afirmou que -esse é o primeiro projeto do Floresta Legal, que faz parte de um conjunto de ações chamado -Criança Ecológica-. Não é para fazer visita só, aqui as crianças serão sensibilizadas, receberão o livro do Criança Ecológica, seus professores e professoras serão treinados para levar o livro para a sala de aula, e dar à isso uma consistência pedagógica. Isso é muito diferente. Fazer um programa com pedagogia.

Não basta no dia da árvore levar a criança para plantar uma arvorezinha e depois passar o ano inteiro sem ninguém para colocar água para ela viver-, destacou.

No evento, o secretário ressaltou que resolver os problemas ambientais – como dar destinação final correta ao lixo e tratar adequadamente do esgoto – é uma agenda do presente. -Isso eu chamo de lição de casa. Lição de casa que outros poderiam ter feito e não fizeram, ou seja, estamos atrasados nas tarefas.

Precisamos ir além e pensar não nos nossos filhos e netos, mas naqueles que não nasceram. O que chamamos de educação ambiental tem sido bonito, legal, mas pouco consistente. A proposta do Governo do Estado é dar consistência ao programa de educação ambiental chamando Projeto Criança Ecológica. Agora, estamos direcionando para o ensino fundamental, são eles que precisam receber a semente do amanhã e o amanhã se faz com uma nova consciência ambiental-, afirmou.

A Estação experimental

Em Bauru, crianças de todo o Estado de São Paulo participarão de atividades na Estação Experimental da cidade, criada em 1928, e que dispõe de um acervo de mais de 1.200 espécies nativas e exóticas em uma área de aproximadamente 43 hectares, tendo como finalidade realizar pesquisas e experiências na área florestal, bem como a produção de mudas para reflorestamento e recuperação de áreas degradadas.

Os participantes contarão com uma infra-estrutura montada no Centro de Educação Ambiental 4 Estações, com instalações de escritório, sala de exposições, sanitários, auditório com capacidade para 40 alunos, devidamente acomodados, onde, após as boas vindas, ouvirão a explanação e apresentação do material referente ao Projeto Floresta Legal, onde receberão informações sobre os temas Fauna, Flora e Biodiversidade, Água e Floresta Sustentada.

As crianças terão como atividades jogos, teatro, brincadeiras e poderão assistir um vídeo sobre boas práticas ambientais, reciclagem de lixo, poluição e outros temas ligados ao meio ambiente. Em seguida, os visitantes são encaminhados para Trilha das Boas Vindas, que percorre um trajeto de aproximadamente 800 metros, com nível de dificuldade considerado baixo, com 15 pontos interpretativos, com placas informativas, os quais através das espécies florestais elencadas são tratados assuntos que dizem respeito à relação homem/natureza/sociedade.

Agendamento

O agendamento das visitas pode ser feito pelo site www.criancaecologica.sp.gov.br. A escola se cadastra e escolhe um dos locais para visita, além de ter acesso ao material de apoio que será trabalhado com os alunos antes e depois da visita.
Além de Bauru, as crianças do Estado já contam com outros espaços de visitação inaugurados: O Villa Ambiental (Parque Villa Lobos, na capital), Água Amiga (Parque Ecológico da Guarapiranga, na capital), Verde Vivo (Jardim Botânico, na capital), Bicho Legal (Zoológico de São Paulo), todos em funcionamento. Outras 28 unidades do Floresta Legal serão abertas no Estado.

A Turma

A turma do Criança Ecológica é formada por oito personagens que encantam as crianças, despertando-as para a importância da preservação ambiental. Saiba quem são eles:

Bob Água – garoto que representa a agenda azul, o menino água. Meigo, seus poderes o tornam um bravo defensor dos rios limpos. Transforma-se num jato de água capaz de apagar o fogo das queimadas. Seu melhor amigo é o Rio Xis Guaçu, que ela ajuda a proteger. Adora andar de skate.

Frida Flor – garota que representa a agenda verde, da flora, a menina flor. Muito alegre, seu pozinho encantado ajuda a proteger as florestas. Ela cresceu junto com sua amiga Lana Verde, uma árvore plantada por seus pais no quintal de casa. Adora pintar quadros de flores.

Fred Fauno – garoto que representa a agenda verde, da fauna, o menino bicho. Guerreiro, protege os animais com o seu toque mágico. Ele é muito amigo de Cléo Mocinha, uma cachorrinha que encontrou na rua. Gosta de ouvir música.

Max Limpo – garoto que representa a agenda cinza, da poluição, o menino limpo. Tímido, usa as artes marciais e seus raios de limpeza contra os vilões do meio ambiente. Adora tocar saxofone.

Nika Valente – garota que representa a agenda amarela, um alerta para o futuro, a menina chama. Charmosa, expele fogo quando fica brava. Adora patinar.

Dick Poluição – garoto sujo e muito malvado, maltrata os animais e polui o Planeta, o menino lixo.

Poli Vigarista – garota consumista e má, namorada e comparsa do Dick Poluição, a menina sujeira.
mais notícias
logo

Contato

Gabriel Guimarães Motta
CEO

Celular: 14-99701-9273
Email: fprobatalha@gmail.com

topo