Moradores querem limpar córrego

- 16/06/2009 - 09:42:46

Grupo de voluntários formado no Jd. Ivone enviou ofício solicitando apoio à Emdurb e Semma para salvar o Barreirinho.

Um dos primeiros riachos de Bauru a ficar livre da emissão de esgoto, o Córrego Barreirinho sofre com acúmulo de lixo jogado em seu leito. Cansados de conviver com o lixão que se tornou o corpo d água, moradores do Jardim Ivone decidiram se organizar para limpar o Barreirinho. Porém, sem estrutura, pedem auxílio do município.

Há mais de dez anos, o Departamento de Água e Esgoto (DAE) instalou interceptores de esgoto nas margens do córrego. Assim, o Barreirinho ficou livre dos efluentes. Porém, mesmo com o caminhão de coleta de lixo passando regularmente pelos bairros que ficam em suas margens, muitos moradores continuam usando o córrego como um lixão da área.

Com o objetivo de recuperar o leito do Barreirinho, a Associação dos Moradores do Jardim Ivone quer limpar o córrego. De acordo com Giovani Pereira da Silva, representante da entidade, o problema maior é a falta de conscientização da população. -O bairro aqui tem 45 anos. Foram mais de 20 sem a coleta de lixo e mais duas décadas com o serviço feito de forma irregular. O povo se acostumou a jogar tudo no rio. E agora é difícil tirar isso da maioria-, explica.

No dia 5 de junho, quando foi comemorado o Dia Internacional do Meio Ambiente, Silva conta que, durante a assembléia da entidade, foi decidido que o bairro iria se mobilizar contra a sujeira. -Calculamos que são 100 caminhões de lixo acumulado no local. Mas precisamos de ajuda. Não vamos conseguir fazer tudo sozinhos. Por isso, pedidos auxílio à prefeitura-, explica.

Silva conta que enviou ofício à Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural de Bauru (Emdurb) e também à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) pedindo apoio para o trabalho.

Depois que o córrego ficar livre da sujeira, ele afirmou que a associação irá pleitear a criação de um parque no local. -Nossa região é carente de áreas de lazer. Com o Barreirinho limpo, a prefeitura poderia construir alguma coisa nesse sentido por aqui-, avalia. Ele informa que já enviou ao Executivo um projeto do parque.

Organizar

O biólogo Ivan de Marche, do Fórum Pró-Batalha, aconselha os moradores do Jardim Ivone a se unirem e apresentar um projeto efetivo para conseguir a recuperação do córrego. -Se a associação de moradores for unida e bem organizada, pode buscar alternativas financeiras até fora de Bauru. Eles devem ter o projeto estruturado para formalizar o pedido de apoio a empresas do bairro e de outros locais-, avalia.

Ele também pondera que a iniciativa deve abordar a educação ambiental. -É preciso definir quem está sujando para combater essa ação-, destaca. Outra alternativa é participar das reuniões do Plano Plurianual (PPA) para conseguir a inserção de ações para o córrego.

________________________
Lígia Ligabue
mais notícias
logo

Contato

Gabriel Guimarães Motta
CEO

Celular: 14-99701-9273
Email: fprobatalha@gmail.com

topo